Horizonte Europa tem orçamento de 100 bilhões de euros entre 2021 e 2027.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, recebeu nesta terça-feira (21), em Brasília, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, para discutir o programa de investimento em pesquisa e inovação Horizonte Europa, que prevê um orçamento de 100 bilhões de euros de 2021 a 2027.

O ministro Gilberto Kassab assegurou a disposição brasileira em cooperar com a iniciativa e classificou as parcerias em ciência e tecnologia como prioridades da pasta. “A nossa disposição de parceria é total. É um solo muito fértil e uma oportunidade de fortalecer relações para deixar como legado para a próxima gestão”, afirmou.

Para o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Alvaro Prata, a iniciativa vem ao encontro da meta do ministério em aumentar a participação internacional das unidades de pesquisa e laboratórios brasileiros.

Com atuação prevista nas áreas de saúde, segurança, indústria, clima e alimentação, o Horizonte Europa sucede outro programa de investimentos da União Europeia, o Horizonte 2020. A iniciativa divulgada em junho tem como pilares a ciência aberta; desafios globais e competitividade industrial e a inovação aberta.