Sobre o Observatório da
Transformação Digital

O Observatório da Transformação Digital é resultado da parceria entre a sociedade civil, o setor empresarial e o governo federal para garantir o engajamento e a participação efetiva dos cidadãos brasileiros no acompanhamento das políticas públicas sobre o tema no país. Por meio da ferramenta, será possível acompanhar as diversas ações em curso no Brasil, monitorar o desenvolvimento das principais políticas federais sobre o tema, além de acessar informações relevantes sobre a economia digital no país.

 Além disso, pretendemos que este portal seja também uma referência para toda a comunidade envolvida com a transformação digital brasileira e que contribua para o desenvolvimento tecnológico do país, criando sinergias entre os diversos atores e aproximando grandes empresas, centros de pesquisa, startups, governo em todas as suas esferas e a sociedade civil de modo geral.

O MBC

O Movimento Brasil Competitivo estimula o debate e iniciativas para a transformação do país que resultem no crescimento econômico e sustentável. Atua há 17 anos na governança e gestão pública, além de desenvolver coalizões nas áreas de economia digital e reforma do Estado. Coordena a coalizão Brasil Digital que reúne mais de 25 empresas em defesa do desenvolvimento público e privado por meio da digitalização da economia.

O CPqD

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações é uma organização privada, com mais de 40 anos, que se destaca como um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina. O CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Conectividade, Inteligência Artificial e Analytics.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é um órgão da administração federal direta, criado em 12 de maio de 2016 com a Medida Provisória nº 726, convertida na Lei nº 13.341, de 29 de setembro de 2016. A lei extinguiu o Ministério das Comunicações e transformou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), expandindo o leque de contribuições do órgão na entrega de serviços públicos relevantes para o desenvolvimento do país.

 No contexto da Transformação Digital, o MCTIC atua por meio da Secretaria de Políticas Digitais (SEPOD) que, dentre outras atribuições, é responsável por formular políticas públicas como a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital e o Plano Nacional de Internet das Coisas –IoT.BR, em articulação com os setores competentes do campo científico, governamental, produtivo e da sociedade civil.

Realizadores

 
 

Parceiros